Seguidores

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Boas Festas



Quando mais um ano chega ao fim,
Percebemos que muita coisa importante aconteceu.
Fazemos um balanço
das coisas positivas e negativas
pelas quais passamos.
Fazemos novos planos,
começamos a lutar por
nossos sonhos,
na certeza que no novo ano
tudo dará certo.
Portanto: É tempo de festas.
Alegre-se !
E tenha um Feliz Ano Novo.
Deixo meu cordial agradecimento a todos que visitaram meu blog.
Obrigada por tudo pelos elogios, críticas e sugestões.
Deixo um abraço carismático a meus alunos das turmas F5TR01 e FTR02 da Escola Estadual Santa Bárbara. Com certeza conquistamos muitas vitórias juntos.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Projeto em ação










HINO DO BRASIL: Do imaginário cultural à interpretação da letra
Local da Ação: Sala de Aula e Sala de Informática
Público Alvo: Alunos da 5ª série do Ensino Fundamental do turno da tarde.
Atividades propostas: produção de textos, criando e recriando, inserindo imagens representativas nas estrofes de um dos maiores símbolos de nossa pátria, o Hino Nacional Brasileiro
Dinâmicas: Expressar idéias e opiniões através da escrita, gravuras e colagens, produzindo trabalhos encadernados. Organizar um glossário com as expressões consideradas mais difíceis. Organizar montagem de um painel sobre o tema proposto. Ilustrar estrofes do Hino Nacional Brasileiro.
Resultados esperados: Que este projeto possa contribuir para melhoria da cultura do educando, visto ser uma iniciativa que possibilita o aluno ter acesso às diversas áreas do conhecimento, tais como: ortografia, internet, sociabilidade, movimento, música, leituras, produção de textos, poesias, paisagem, artes, fotos e os mais diversos materiais relacionados ao tema.
Recursos e meios para execução: Os alunos deverão produzir um livro ilustrado sobre o hino nacional. Confecção de mural com os trabalhos apresentados para tanto utilizaremos os recursos tecnológicos e as mídias digitais.
Data de Início: 05/10/2009
Data de Término: 18/12/2009

Hipertexto e Portifólio

No decorrer das aulas do Curso Tecnologia na Escola, ensinando e aprendendo com as TICs, desde o dia da aula inaugural aprendemos a trabalhar com várias tecnologias!!! Até mesmo a criação de um blog transformado em portfólio digital.

O que aprendi?
O que é um hipertexto?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.


O que é um Portfólio?

Portfólio é uma coleção pessoal e organizada dos trabalhos, das construções e das descobertas que cada um faz ao longo de um curso, que retrata a trajetória, é como uma imagem do processo de aprendizagem. No portfólio há o registro da evolução do trabalho, favorecendo ao longo do caminho o acompanhamento das atividades e verificando como se dá o aprendizado ao longo se sua trajetória na formação. Contém o registro das atividades que se fez e se fará, assim como as coisas que descobrir e inventar, mas nem tudo será registrado na página, pode-se criar links para ir aprofundando o que se realizou, assim a página do portfólio ficará mais sucinta, pode ser registrado na internet para todo o mundo ver ou no servidor local de forma se tenha acesso a ele

Realização de Atividade com hipertexto

Desenvolvi com uma colega de curso o projeto Hino do Brasil: Do imaginário cultural à interpretação da letra, nas turmas de 5ª série da Escola Santa Bárbara. Foi uma atividade que atraiu a concentração dos educandos, que se sentiram motivados em participar, visto que todo o processo do projeto contou com a participação deles nas atividades propostas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Projeto Hino do Brasil

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA BÁRBARA

HINO DO BRASIL: Do imaginário cultural à interpretação da letra

1. JUSTIFICATIVA

No contexto escolar muitos dos educandos desconhecem a letra do hino nacional na sua íntegra e essência e encontram dificuldades em assimilar e compreender determinadas expressões nele contidas; e na maioria das vezes cantam o hino de maneira mecânica. Diante dessa realidade, fez-se necessário um estudo pormenorizado da letra do hino, do significado de seus vocábulos. Dessa forma, elaborou-se o projeto HINO DO BRASIL: Do imaginário cultural à interpretação da letra visando a compreensão do vocabulário e a interpretação crítica do hino nacional.
A relevância do hino é primordial para que o educando conheça-o em sua essência e possa admirá-lo e respeitá-lo, pois é um símbolo que representa a pátria e retrata a grandeza do Brasil. E que o educando ao ler e ao interpretar a letra do hino desenvolva o senso crítico, pois a poesia do hino é uma amostra dos valores da cultura, da história e da sociedade.
O projeto trata de uma proposta pedagógica que é o imaginário cultural à interpretação da letra do hino, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem, despertando o sentimento de nacionalidade, no sentido de contribuir na formação de cidadãos dentro da sociedade. Elaborado de ações que propiciam o aprimoramento do conhecimento sobre a letra do hino nacional, possibilitando o acesso as diversas áreas do conhecimento, com conteúdos significativos, de maneira atraente, dinâmica e interativa, aliando-os a realidade do educando.
As etapas do projeto serão desenvolvidas na sala de aula e na sala de informática, culminando com a apresentação de um livro ilustrado elaborado por cada turma, apresentando a criatividade e o conhecimento do alunado sobre a letra do hino nacional.

2. OBJETIVOS
2.1. GERAL
Proporcionar aos educandos da Escola Santa Bárbara a compreensão do vocabulário e a interpretação crítica da letra do hino nacional brasileiro, bem como o conhecimento dos valores da cultura, da história e da sociedade brasileira mostrados na poesia metafórica em forma de música.


2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Ler a poesia metafórica do hino nacional;
 Compreender o significado do vocabulário de determinadas expressões;
 Proporcionar a reflexão do contexto histórico da sociedade focalizada na letra do hino;
 Interpretar criticamente o hino nacional;
 Desenvolver o senso crítico comparando o cenário em que o hino foi escrito e o cenário atual da sociedade;
 Expressar idéias e opiniões tanto oral como por escrito e através de colagens e desenhos;
 Ilustrar as estrofes do hino nacional.

3. ESTRATÉGIA
O projeto “HINO DO BRASIL: Do imaginário cultural à interpretação da letra” será desenvolvido com os alunos da 5ª série do ensino fundamental. As atividades serão realizadas considerando o nível de aprendizagem dos educandos. Entre as ações destacam-se:
 Apreciar a poesia que é uma amostra de valores brasileiros retratados na música;
 Desenvolver a criatividade do educando, dando asas à sua imaginação;
 Encantar os educandos despertando neles a emoção que o hino causa;
 Participar de bate papos direcionados pelos professores da escola no portal do Projeto Tonomundo;
 Reunir todos os educandos, uma vez por semana para cantar o hino do Brasil;
 Realizar registro fotográfico de cada etapa realizada no projeto;
 Realizar postagens no blog da escola das atividades realizadas durante o projeto;
 Compartilhar com a comunidade virtual as atividades desenvolvidas no projeto.
Para tanto, elencou-se as seguintes etapas:
1ª Etapa: Apresentação do projeto aos educandos, mencionando como serão desenvolvidas as etapas e que abrangerá um estudo englobando as diversas áreas do conhecimento. Depois, sensibilizá-los em relação a importância do símbolo brasileiro, depois reuni-los para cantar o hino, observando-os na sua postura.

2ª Etapa: Estudo da letra do hino, realizando o levantamento dos conhecimentos sobre o que sabem a respeito do hino, bem como a história, a composição da música e o significado de certas expressões, depois realizar a elaboração de uma lista contendo informações sobre o que os alunos gostariam de saber a respeito do hino. Solicitar aos educandos que focalizem no texto as palavras desconhecidas, a fim de registrarem suas dúvidas e encontrar o significado dos termos.
Elaboração de atividades diversificadas considerando a área de conhecimento em relação a cada disciplina. Para tanto elencou-se as seguintes sugestões de estudo:
 Estudo dos vocabulários desconhecidos do hino nacional dando seu significado (uso do dicionário/internet);
 Reflexão sobre o cenário histórico do Brasil mostrado no hino;
 Criações e recriações de imagens representativas das estrofes do símbolo da pátria;
 Leitura da poesia, observando a ordem direta e indireta dos versos;
 Conhecimento da biografia dos autores da letra e música do hino (noções);
 Organização de um glossário ilustrado com as expressões consideradas mais difíceis;
 Produção textual oral e escrita;
 Orientação sobre a postura no momento da execução do hino nacional;
 Na Sala de Informática: apresentações criativas apropriando-se dos recursos tecnológicos e realização de pesquisas, digitação de texto;
 Concurso: Cantar o hino na íntegra, respeitando os vocábulos, sem desvios de interpretação oral das palavras;
 Construção de um livro ilustrado e encadernado.

3ª Etapa: Discussão com a turma sobre as ferramentas de utilização para pesquisas da internet, dando sugestões de sites educativos que contribuam para aquisição do conhecimento a respeito do estudo da letra do hino nacional e que os alunos possam socializar as idéias através do blog.

4ª Etapa: A culminância do projeto será uma apresentação e a realização do concurso na da dependência da escola que reunirá tudo o que foi construído durante o desenvolvimento do projeto como: murais, textos, desenhos, ilustrações, dramatizações, livros ilustrados e apresentações criativas usando os recursos tecnológicos. O trabalho será socializado com todos os demais educandos da escola. No concurso será premiado o(s) aluno(s) que cantarem o hino na íntegra.

4. PÚBLICO ALVO: Alunos da 5ª série do ensino fundamental.

5. PROFESSORES ENVOLVIDOS: CATARINA MOREIRA, ANA CLEIDE GONÇALVES, HELENILDA SILVA, LUIZ OTÀVIO, MÁRCIA BANDEIRA, MÁRCIA MIRANDA, OSIEL, PAULO ABRAÇADO, RONALDO JAVAN, SOCORRO CUNHA.

6. PARCERIA:
Banda da Escola Santa Bárbara.
PROJETO TONOMUNDO.

7. RECURSOS:
 Humanos: Professores e alunos;
 Materiais: papel chamex, lápis de cera, lápis, papel EVA, canetinhas, tesouras, colas, cartolinas, papel 40 quilos, papel madeira, textos xerocados, máquina fotográfica, livros, revistas, pilhas.
 Tecnológicos: computadores, cd ROM educativo, scanner, celulares, webcam, impressora, CDs, pendrives, DVDs, micro system, televisão, caixa amplificada, microfone.
8. AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, obedecendo aos seguintes critérios: participação nas atividades individuais e em grupo; interesse; criatividade; respeito mútuo; reciprocidade; interatividade no blog da escola e o desempenho nas atividades propostas.


9. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

 05 de outubro de 2009 a 11 de dezembro de 2009. Com atividades realizadas na Sala de Aula e na Sala de Informática.
Etapas do Projeto
1. Elaboração do Projeto
2. Apresentação do projeto aos alunos
3. Execução do projeto
4. Realização de atividades
5. Culminância: Apresentação dos livros ilustrados; Concurso – cantar o hino; poema/ prosa sobre o percurso do projeto.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra






Com uma programação diferente o dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra - foi comemorado na Escola Santa Bárbara, dia que relembra a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
É um momento de reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional e sua contribuição nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. Professores, alunos e comunidade participaram do evento.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Projeto Hino Nacional





O Projeto Hino do Brasil: do Imaginário Cultural a Interpretação da letra, com início no mês de outubro/09 está sendo desenvolvido com os aluno de 5ª. Trata de uma proposta pedagógica com o objetivo de proporcionar aos educandos a compreensão do vocabulário e a interpretação crítica da letra do hino nacional brasileiro, bem como o conhecimento dos valores da cultura, da história e da sociedade brasileira mostrados na poesia metafórica em forma de música. As atividades estão acontecendo tanto na sala de aula como na sala de informática, com conteúdos significativos de uma maneira atraente, dinâmica e interativa, aliados à realidade do educando.
Entre as atividades desenvolvidas na aula de português destacam-se: Estudo do vocabulário do hino e construção de um glossário ilustrado com as expressões do hino, Criações e recriações de imagens representativas das estrofes do símbolo da pátria; Leitura da poesia; Canto do hino uma vez na semana sempre em dias alternados; Realização de Concurso: Cantar o hino na íntegra, respeitando os vocábulos, sem desvios de interpretação oral das palavras e Construção de um livro ilustrado e encadernado. A avaliação é contínua, obedecendo aos seguintes critérios: participação nas atividades individuais e em grupo; interesse; criatividade; respeito mútuo; reciprocidade; interatividade no blog da escola e o desempenho nas atividades propostas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Exercício sobre Pronomes

Olá galera!!! Segue um exercício on line para ser resolvido em equipe. Não esquecendo de colocar os nomes dos componentes da equipe.

Pronomes - exercício

I - Leia a piadinha abaixo. Observe os pronomes destacados e complete com o que é solicitado, conforme o exemplo:

"No parque, o garoto pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho.
Sensibilizada, ela dá o dinheiro, mas lhe pergunta:
- Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu querido?
- Para aquele que está gritando “Olha a pipoca quentinha!”.

1. Escreva a quem ou a que os pronomes se referem.
2. A que pessoa do discurso os pronomes se referem.
3. Qual é a classificação dos pronomes.

a) Sua - Mãe do garoto - 3ª pessoa singular – pronome possessivo.
b) ela -
c) lhe -
d) você -
e) meu -
f) aquele -

2- Abaixo temos algumas frases de pára-choques de caminhão, escritas para serem lidas por passageiros e motoristas de outros veículos. Diga a quem se referem os pronomes destacados.

a) “Se a minha vitória te incomoda, faça como eu, trabalhe”.
minha -
te –
eu –

b) “Muitos me seguem, mas só um me acompanha”.

c) “Sua pressa pode apagar um sorriso”.

d) “A vida tem a cor que você pinta”.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Professora Aprendiz

O que acredito?

Acredito que é de suma importante que o educador acredite no seu potencial de aprendizagem pessoal, que busque novos conhecimentos e integre sempre novas experiências a sua prática pedagógica sempre que possível interagindo com os outros. E além de tudo, que acredite no potencial dos seus educandos e busque a cada dia conhecer um pouco da história de cada aluno.

Quais as expectativas em relação o curso?
Estou confiante no curso, busco aprimorar meus conhecimentos, pois acredito que quando gostamos de aprender, facilitamos o desejo de que os outros aprendam. Com isso, a postura diante do mundo e dos outros é importante como facilitadora ou até mesmo como complicadora dos relacionamentos que se estabelecem com os que querem aprender conosco. Mas acredito que nesta formação teremos bons momentos de aprendizagem uns com os outros.
Já participei de formação síncrona (on line) e assíncrona (off line), sei dos desafios que enfrenta-se no decorrer da formação, porém acredito que professor é um eterno aprendiz, e que precisamos mostrar uma visão confiante e equilibrada da vida, buscando formas de enfrentar e lidar com os desafios, pois desta forma mostramos que é possível avançar no meio das dificuldades. Com uma visão construtiva da vida contribuímos muito para que os nossos alunos se sintam motivados a continuar, a querer aprender, a aceitar-se melhor, a construir e reconstruir novos caminhos em direção ao conhecimento.

Por onde navego?
Navego no site no e-proinfo realizando as atividades propostas do curso. Com intuito de realizar todas as atividades das unidade I, II, III e IV e futuramente seguindo até o encerramento do curso. No site do curso encontram-se disponíveis materiais para pesquisa, a agenda, interação e o fórum para apresentação e socialização dos trabalhos.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A Leitura e a escrita

A escola como um todo, deve possibilitar a ampliação da leitura de mundo, questionando e apresentando novas perspectivas para diferentes análises do que acontece no cotidiano do alunado, apontando caminhos e projetando horizontes. Não nos resta dúvida da necessidade de formar leitores capazes de ler e compreender criticamente o que se lê. Pois, não importa o que se lê, mas o como se lê e o quanto a leitura e a escrita influenciam e determinam a condução da vida de cada um.
É relevante a importância da leitura e da escrita, como prática social e cultural. Mas, será que ao realizar uma leitura sabemos contextualizá-la? Por que razão percebe-se o notável desinteresse pela leitura e escrita?
Acredita-se que ler e escrever seja uma responsabilidade e compromisso exigido em todas as áreas. Não se deve ter uma visão simplista, de que após a saída dos alunos do ensino fundamental “menor” de 1ª à 4ª série, todos sabem ler e escrever. E muito menos a concepção de que tal tarefa é "obrigação" da área de Língua Portuguesa. É preciso quebrar esse paradigma.
É necessário trabalhar a leitura e a escrita em todas as áreas específicas do conhecimento. Claro que, com certeza ao professor de Língua Portuguesa cabe a tarefa árdua, de transformar seus alunos em leitores/escritores, levando-os a construir suas próprias hipóteses a respeito do sentido do que lê e escreve. Não apenas produzir texto para adequar-se à norma culta, antes registrar o sentido produzido pela leitura do aluno. A ele implica trabalhar ensinar a escrever não como produção de “certo ou errado” e sim de conhecimento
O que é emergente?
É preciso reverter toda situação de desinteresse pela leitura e pela escrita, é preciso fazer com que o aluno se sinta motivado, não somente a vir a escola por vir, mas, sim, para aprender, buscar conhecimentos, crescer; vir a escola por se sentir bem, por ser bem tratado, respeitado e valorizado. È preciso que o professor conheça um pouco a história de vida do seu aluno, como este chega à escola, quais as dificuldades que enfrenta no seu cotidiano, pois com certeza tudo isto influencia na aprendizagem, diversos são os fatores de ordem familiar, social, enfim.
Portanto ao repensarmos nossa prática pedagógica e permitir, dentro de nós mesmos, a mudança e o reconhecimento de que algo está acontecendo e que devemos fazer alguma coisa imediatamente para reparar o que está “errado”, para entender porque os alunos estão se afastando da escola e aceitar a possibilidade de que os mesmos podem não estar encontrando o que mais precisam, com certeza estaremos contribuindo para o sucesso de nossos alunos no que tange ao processo de ensino e aprendizagem.
E você, o que acha de toda essa situação?

Oração do Internauta

Satélite nosso da cada dia

Acelerado seja o vosso link

Venha a nós o vosso hipertexto

Seja feita a vossa conexão

Assim no real como no virtual.

O download nosso de cada dia nos dai hoje

Perdoai o café sobre o teclado

Assim como nós perdoamos os nossos provedores.

Não nos deixei cair a conexão

E livrai-nos do vírus.

AMEM!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Reflexão

"... Ler é construir uma concepção de mundo, é ser capaz de compreender o que nos chega por meio da leitura, analisando e posicionando-se criticamente frente às informações colhidas..." Raquel Villardi, pag.4 (Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira)

Um amigo de verdade

Amizade

Prática Pedagógica

Na luta pela formação de cidadãos críticos e competentes, assumo uma prática pedagógica que desafia o educando na construção de conhecimentos significativos. Acredito que toda a minha experiência e dedicação ao longo da carreira do magistério tem sido um constante desafio, pois ensinar hoje, não é transmitir conhecimentos, é acima de tudo, preparar os educandos para que aprendam e desenvolvam suas potencialidades por intermédio de formas prazerosas de ensino e aprendizagem.

Ouça!

EDUCAR É CONTRUIR PONTES

Valor da união

Podemos vencer juntos as ameaças e desafios que se levantam contra nós e que dificilmente venceríamos se lutássemos individualmente.